Chips móveis de baixo consumo

Samsung e GlobalFoundries aliam-se à IBM e à ARM para facilitar o projeto e a fabricação de uma nova geração de aparelhos móveis.

Um grupo de fabricantes de chips, incluindo Samsung e GlobalFoundries, anunciaram na segunda-feira (14/6) uma plataforma de desenvolvimento que poderia acelerar o lançamento de uma nova geração de chips de baixo consumo de energia para aparelhos móveis.

A plataforma de desenvolvimento levará ao projeto e à produção de chips móveis e embarcados usando processos avançados de 32 e 28 nanômetros, disseram as empresas. A plataforma vai incluir ferramentas que permitem o projeto e a engenharia de chips.

A plataforma poderia levar os consumidores a obter mais rapidamente aparelhos com chips móveis mais econômicos, disse Jason Gorss, porta-voz da GlobalFoundries. A plataforma vai incluir propriedade intelectual da Arm e tecnologias de baixo consumo da Common Platform, que é uma aliança entre IBM, Samsung e GlobalFoundries.

A Samsung Electronics disse ter completado os testes de confiabilidade e está pronta para começar a produção em volume de chips de baixo consumo usando processo de 32 nanômetros. A empresa disse estar pornta para atender às necessidades de "uso intenso de mídia e de uso eficiente de energia da próxima geração de eletrônicos móveis de consumo".

Queda de 30%
A Samsung foi capaz de obter redução significativa de energia com as tecnologias melhoradas de manufatura e de projeto de chips. O chip apresenta uma redução dinâmica de consumo de energia de 30% e menos perdas quando comparado a chips que usam projetos de 45 nanômetros.

A Samsung fornece chips para celulares e outros aparelhos. De acordo com a Chipworks, o processador Apple A4, que é utilizado pelo tablet iPad, é fabricado usando o processo de 45 nanômetros da Samsung. A Apple tem dito que um chip A4 será usado também no próximo iPhone, que tem data de lançamento marcada para 24 de junho.

A GlobalFoundries vai se concentrar na produção de chips móveis de 28 nanômetros, disse Gorss. A produção desses chips pela empresa deverá começar no quarto trimestre deste ano. No futuro, a GlobalFoundries planeja implantar o processo de manufatura de 32 nanômetros, que servirá para a produção de chips mais rápidos, como os processadores desktop e portáteis da Advanced Micro Devices.