HD externo usa criptografia militar para proteger dados.


A empresa inglesa Origin Storage criou o DataLocker, um HD externo protegido por segurança de nível militar. O acessório usa criptografia AES com chave de 128 Bits, e os dados só podem ser acessados após o usuário digitar um código de 18 caracteres. Não se trata de uma simples senha que habilita e desabilita o acesso, mas sim de criptografia de todo o conteúdo do disco. Um painelLCD sensível ao toque permite configurar os parâmetros de segurança, ou até mesmo zerar completamente o disco com apenas alguns toques.

HDs externos são uma forma prática e barata de transportar arquivos e expandir a capacidade de armazenamento de um desktop ou notebook, mas também adicionam um outro elemento à equação da segurança: como são pequenos e leves, podem ser facilmente esquecidos no saguão de um aeroporto ou, pior, furtados sem que dono se dê conta. O hardware pode ser facilmente substituído, mas a informação guardada pode ser desastrosa se cair em mãos erradas. Por exemplo, o que um bandido poderia fazer com todos os dados bancários do usuário, ou o estrago que algum concorrente causaria se obtivesse o plano de marketing de uma empresa.

O DataLocker está disponível nas versões Personal, Pro e Enterprise (com diferentes níveis de segurança) e capacidades que vão de 320 GB a 1 TB. O modelo de 1 TB tem preço sugerido pelo fabricante de 399 libras, cerca de R$ 1.100. Mais informações no site do fabricante, emwww.originstorage.com.