Hospitais australianos fornecerão iPads para médicos

Cerca de 500 médicos e enfermeiras de hospitais do estado de Vitória, na Austrália, vão utilizar iPads durante o expediente, a partir de 2011. Os aparelhos servirão para obter informações sobre pacientes, diagnósticos e tratamentos realizados.

Os gadgets serão utilizados por residentes, ou seja, médicos novos. O Ministro da Saúde do estado de Vitória, Daniel Andrews, afirma que esta decisão foi tomada pelo fato de que alunos de graduação cresceram com a tecnologia e terão mais facilidade em manusear o gadget.

Entretanto, existem ainda algumas preocupações quanto à segurança da utilização de aparelhos tão visados quanto a tablet da Apple, além de sua fragilidade quanto a necessidade de esterilização. O site The Register, lembra que, quando cogitou-se usar iPhones para estas mesma funções, muito leitores do jornal criticaram a medida e deram suas opiniões.

Um dos leitores lembra que a Panasonic tem gadgets mais interessantes para este serviço, como a Toughbook H1 MCA, que pode ser lavada, esterilizada, sua bateria tem alta durabilidade e, segundo o leitor, dificilmente alguém vai querer roubar o aparelho – pelo menos não tanto quanto um iPad.

Há três meses, o hospital Kaweah Delta Health Care, na Califórnia, nos Estados Unidos, também fez um pedido para mais de 100 iPads, conforme contou o site Mashable na época, para que sua equipe tivesse acesso a e-mails, resultados de exames, raios-X e eletrocardiogramas.