Veículo impulsionado a vento move-se mais rápido que o próprio vento

Um carro com propulsão eólica, apelidado pela equipe de DWFTTW – Directly Downwind, Faster Than The Wind – criou uma nova categoria de veículos e um recorde, ao mover-se com velocidade quase três vezes maior que a do próprio vento que o impulsiona.

O feito foi conseguido no final de semana de 4 de julho, dia da Independência dos Estados Unidos, no deserto de El Mirage, na Califórnia, mas foi oficializado apenas na última terça-feira pela North American Land Sailing Association, registrando uma velocidade de 2,8 vezes a velocidade do vento, conforme conta o blog Autopia da revista Wired.

A equipe Faster Than The Wind (Mais Rápida Que O Vento), liderada por Rick Cavallaro, postou dia 9 de julho em seu blog (www.fasterthanthewind.org) um vídeo mostrando o carro em ação – o vídeo é bastante barulhento em decorrência do vento, mas vale pelo interessante registro.

O carro tem espaço para um piloto e é feito de material ultraleve e aerodinâmico, com propulsores de 5 metros de comprimento. Um engenhoso sistema de transmissão desenvolvido pela equipe faz com o que as rodas direcionem o propulsor ao mesmo tempo em que o propulsor direciona as rodas. Mais detelhes podem ser encontrados em um artigo da Wired, pela url encurtada http://tiny.cc/nd4bc.

Cavallaro e seu time, depois de provar que era possível fazer com que um veículo de propulsão eólica atingisse velocidades maiores que a do próprio vento, agora tentará quebrar o recorde estabelecido pela própria equipe, fazendo com que o carro ultrapasse a marca de três vezes a velocidade do vento.