Facebook vai transformar perfis de usuários mortos em memorial.

O Facebook – maior rede social do mundo – decidiu transformar a página de usuários que morreram em um grande memorial.

Assim que o site receber a informação de que o dono do perfil morreu, não mais serão exibidos dados como o status e contatos como o e-mail, mas para que isso aconteça, os amigos do morto precisam avisar o Facebook e enviar provas como o atestado de óbito, artigos ou notícias que citam a morte.

No formulário para informar a morte de alguém é preciso responder ainda o grau de de parentesco com a pessoa.

Um texto publicado no blog oficial do site explica que a ideia do perfil-memorial é que a página se torne um espaço virtual para que os amigos retomem e compartilhem as boas lembranças vividas com o amigo que morreu.

A partir do momento que uma página receber essa classificação, ela terá configurações diferenciadas de segurança e só a rede de contatos conseguirá encontrá-lo no sistema de pesquisa e pode acessar o perfil, que ficará invisível para os usuários em geral.

O site – que tem mais de 300 milhões de usuários – não apresentou uma página com o modelo de um perfil que se tornou memorial.