Netbooks para alunos Uruguaios

Aqui no Brasil ainda nem sinal daqueles laptops popular que iriam custar menos de U$100,00,e muito menos a distribuição gratuita para alunos da rede publica. Já no Uruguai é diferente.

O governo do país anunciou que está distribuindo um Laptop XO para cada aluno matriculado no ensino fundamental do país. Até o momento, 362 mil alunos já foram atendidos pela iniciativa, sendo que cerca de 70% delas ainda não tinha computador em casa.

O projeto não pára no momento em que o computador chega às mãos da criança. Há planos para estender a distribuição a alunos do ensino médio e pré-escolar, além de um planejamento que visa manter as escolas conectadas 24 horas por dia. O curioso é que o total de verba destinada ao programa até o momento não atingiu nem 5% do total que o país dispõe para ser destinado à educação.

Os Laptops XO foram criados como uma iniciativa da organização OLPC (One Laptop Per Child), e desenvolvido pelo MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts). Sua configuração oferece 1GB de memória flash, 256 MB de RAM, processador AMD Geode LX-700 e sistema operacional Red Hat, uma distribuição Linux.